Vida Imobiliária

Tem o espaço para escritório a ver com tendências?

Vida Imobiliária – Tem o espaço para escritório a ver com tendências?

vidaimo

Tem o espaço para escritório a ver com tendências?

Quando recuamos e olhamos em perspectiva, verificamos que acima de tudo trata-se de negócio e design. E, a BMA Group, empresa especializada em Design & Construção de Espaços de Escritório, com mais de 15 anos de experiência, presente em Paris e Lisboa, tem isso muito claro.

A pandemia forçou-nos a trabalhar de forma diferente e a usar tecnologia de novas maneiras. Mudámos a forma como vemos o local de trabalho e entendemos melhor a necessidade de sermos intencionais sobre os locais onde trabalhamos. Vivemos num mundo interconectado e dependemos da nossa capacidade criativa para impulsionar a inovação.  Existem muitas discuções sobre como será o futuro do trabalho. Tendencialmente costumam ser uma distração e ocorrem num oceano de ideas vagas, diluídas por informações genéricas usadas para apoiar esses conceitos.

A tecnologia tem evoluído muito rapidamente e tem-nos permitido uma maior personalização individual apesar de muitos ainda buscarem soluções padronizadas que tendem a falhar no reconhecimento do que é realmente importante e único em cada organização. Não há retorno. Muitos dos conceitos para projetar espaços de escritório mudaram, em alguns casos de forma bastante dramática. Na definição de um novo local de trabalho, o processo de design típico apenas arranha a superfície. Para ser eficaz, o local de trabalho precisa de ser personalizado. Uma solução padronizada trata potencialmente poucos benefícios no atual cenário competitivo.

É necessário foco nos indivíduos e nas equipas, não na pluralidade geral. Mas aplicar um conceito de outra organização, anula completamente a intenção do conceito. Com isso em mente, o espaço de escritório torna-se agora uma ferramenta estratégica e tática para atingir objetivos. Deixa de ser tão genérico e torna-se um ambiente que sustenta todas as funções e interações necessárias para um bom desempenho. Projetar espaços para apoiar as pessoas, fornecer uma ótima experiência e criar ambientes de trabalho saudáveis são agora apenas o pré-requisito mínimo básico. O local de trabalho é sobre negócios. Devemos permanecer focados na verdadeira razão da sua existência: o propósito, as pessoas e todas as grandes coisas que se reúnem para tornar cada organização um sucesso único. Por tudo isso, o Planeamento de Espaços, o Design de Interiores e a forma mais eficiente e sustentável de realizar Obras de Fit-out tem ganho uma forte relevância nos espaços de escritórios.

vidaimo