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BMA Group

BMA Group participa na Barcelona Heat 2021

O tão esperado início da Ligier European Series 2021 realizou-se em Barcelona, nos dias 16 e 17 de Abril. Mathieu Martins atuou de forma mágica ao volante do #24 Orhés Racing JS2 R, patrocinado pela BMA Group.

Em 2021, a Ligier European Series divide-se em seis “Heats”, ao longo dos melhores circuitos da Europa. A Heat 1 da temporada realizou-se em Barcelona, nos dias 16 e 17 de Abril, onde Mathieu Martins se apresentou a conduzir o #24 Orhés Racing JS2 R, patrocinado pela BMA Group.

De forma geral, o #24 Orhés Racing JS2 R teve um desempenho bastante positivo e encorajador, conquistando um duplo pódio: 3º lugar na primeira corrida e 2º lugar na segunda corrida.

Com um forte espírito de “nunca desistir”, Mathieu Martins já se está a preparar para a Heat 2 na Áustria – Pista Red Bull Ring. De seguida, as próximas rondas terão lugar em Le Castellet, Monza e Spa-Francorchamps, terminando o campeonato em Portimão nos dias 22 e 23 de Outubro.

Na BMA Group, estamos todos bastante orgulhosos e a vibrar com cada corrida e conquista do #24 Orhés Racing JS2 R, aguardando especialmente as corridas que se irão realizar “junto” a nós em França & Portugal!

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Divisórias em vidro em espaços corporativos … Estética ou Funcionalidade

O seu brilho, resistência, fácil limpeza, higiene, transparência e enorme capacidade de responder a diversos formatos são algumas das características que definem estas divisórias, que transportam consigo grandes benefícios na sua utilização.

As paredes divisórias em vidro têm sido um elemento cada vez mais utilizado em construções e reabilitações, quer pela sua versatilidade, quer pelo caráter modernista que projetam nos ambientes, elas podem responder a usos completamente polivalentes e distintos, convencendo e solucionando as presentes condicionantes arquitetónicas.

Em escritórios tem sido uma boa estratégia, permitindo que todos os espaços recebam luz natural e atribuindo um caráter amplo e leve ao espaço, atribuindo também um aspeto confortável e acolhedor.

A intenção passa também por ampliar o espaço e o vidro possui essa característica de provocar a sensação de transparência que, por sua vez, fornece a sensação de continuidade e leveza.

Relatório CBRE: Real Estate Strategy Reset

A pandemia Covid-19 alterou o paradigma da ocupação de escritórios e, consequentemente, os requisitos que os líderes de imobiliário corporativo devem considerar aquando a avaliação das decisões de negócio a longo e curto-prazo. Um novo estudo de mercado realizado pela CBRE explora as abordagens que irão guiar as prioridades e os resultados estratégicos para 2021 e além.

Os especialistas da CBRE destacam oito verdades fundamentais, divididas em quatro áreas principais – Talento, Localização, Ocupação e Design & Experiência – que irão guiar o futuro do trabalho.

No campo do Talento, a CBRE afirma que à medida que as equipas vão regressando ao escritório, o seu desejo por flexibilidade e liberdade de escolha irá originar novos comportamentos, especialmente na maneira como as pessoas se relacionam com o espaço do escritório e quando é que o decidem fazer (verdade 1). As futuras estratégias imobiliárias corporativas não se irão focar exclusivamente no trabalho remoto ou exclusivamente no trabalho no escritório. Na verdade, irão enfatizar a escolha do colaborador relativamente a experiências e ações que lhes permitirão obter um equilíbrio positivo entre a sua vida profissional e pessoal. Isto resultará numa utilização menor do escritório, no entanto não significa o seu fim. Pelo contrário, significa um novo começo que permitirá que as empresas repensem sobre o papel do escritório e a sua funcionalidade. Adicionalmente, a CBRE também afirma que o espaço de trabalho terá que ser reconsiderado de acordo com um estilo de trabalho híbrido e equipas mais distribuídas (verdade 2).

No que diz respeito ao campo da Localização, os especialistas da CBRE identificam que as estratégias de descentralização dos escritórios estão a emergir como uma ferramenta para apoiar os colaboradores atuais e atrair novos (verdade 3). Colaboradores sedeados no escritório escolherão espaços localizados nos centros urbanos quando necessitarem de interagir com colegas, num ambiente que lhes ofereça todas as comodidades e tecnologia necessária para a sua produtividade e colaboração com outros. Nas restantes ocasiões, tirarão vantagem de uma rede de diferentes localizações, especialmente aquelas que se situem mais próximo da sua casa. Consequentemente, a migração para localizações mais baratas e com melhor qualidade de vida irá continuar, sendo que em Portugal está muito bem posicionada (verdade 4).

Na área da Ocupação, o novo estudo de mercado da CBRE afirma que, mesmo num ambiente de incerteza, empresas com boas capacidades de planeamento ficarão à frente dos seus concorrentes, no atual mercado imobiliário (verdade 5). Adicionalmente, soluções de flexibilidade permitirão que as empresas adaptem facilmente as suas estratégias de utilização do espaço e, ao mesmo tempo, o sentimento dos colaboradores relativamente ao escritório flexível está a tornar-se cada vez mais positivo (verdade 6). De facto, muitas empresas estão já a utilizar os espaços de escritório flexíveis como parte integrante da sua estratégia corporativa, o que lhes permite a maximização dos seus compromissos de longo-prazo e, ao mesmo tempo, a minimização do risco de ter demasiado, ou pouco, espaço de escritório à medida que o número de colaboradores vai oscilando. A implementação de abordagens flexíveis permitirá que as empresas se mantenham ágeis em relação ao atual contexto económico e aos novos métodos de trabalho.

Por fim, no campo de Design & Experiência, o estudo da CBRE identifica o novo espaço de trabalho como um fator-chave para assegurar o bem-estar, a produtividade e o compromisso dos colaboradores, que estarão cada vez mais dispersos geograficamente (verdade 7). Assim, as empresas necessitarão de gerir a mudança e conduzir a inovação, para servir as necessidades de uma força de trabalho mais flexível, ao mesmo tempo apoiando o atingimento dos objetivos estratégicos. Isto significa o alinhamento entre design & experiência e os requisitos de uma força de trabalho flexível. Adicionalmente, as tecnologias digitais irão criar edifícios mais inteligentes e eficientes e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência dos colaboradores, principalmente através da criação de espaços de trabalho mais saudáveis e seguros (verdade 8). Consequentemente, a medição, monitorização e visualização de informação sobre saúde e segurança é um fator crucial a considerar no momento de regresso ao escritório. Algumas aplicações digitais que permitem, por exemplo, o agendamento de rastreios de saúde, a marcação de espaços ou experiências sem contacto, estão a crescer em relevância e sofisticação, passando a ser consideradas uma parte essencial da experiência do colaborador.

Em conclusão, o relatório da CBRE reforça que as contribuições do imobiliário comercial para os resultados estratégicos do negócio, serão mais do que nunca evidentes e essenciais.

Returns Ligier European Series

A BMA Group confirma o regresso à Ligier European Series em 2021!

A BMA Group confirma o regresso à Ligier European Series em 2021!

Depois de uma temporada inaugural de muito sucesso, a BMA Group decidiu uma vez mais patrocinar Mathieu Martins, que irá regressar à Ligier European Series em 2021. Ao comando do Orhès Racing Ligier JS2 R, Mathieu definiu o objetivo deste ano em vencer o título na categoria JS2 R.

Em 2020, Mathieu Martins foi um dos primeiros condutores a juntar-se à Filière Endurance, criada por Jean-Bernard Bouvet, com o principal objetivo de se tornar piloto profissional de carros de corrida. De seguida, avançou para a Ligier Europen Series com o #86 M Racing Ligier JS2 R, patrocinado pela BMA Group, e o seu desempenho foi imediatamente um sucesso. Na Heat 2 da temporada, na exigente pista Spa-Francorchamps, ganhou uma das duas pole positions e ficou em segundo lugar na primeira corrida, antes de conquistar a sua primeira vitória na segunda corrida. Na Heat 4 em Monza, conquistou a sua segunda vitória da temporada, repetindo este fenomenal desempenho no encontro final em Portimão. Globalmente, terminou em terceiro lugar na categoria Ligier JS2 R, com quatro pole positions, três vitórias e dois segundo lugar, deixando a BMA Group extremamente feliz e orgulhosa com o resultado!

“É uma oportunidade de reforçar o nosso reconhecimento, consolidar o nosso posicionamento e apoiar jovens condutores com grande potencial! Patrocinar o Mathieu foi uma decisão fácil, também porque ele tem dupla nacionalidade – Portuguesa e Francesa – o que para a BMA Group Paris e Lisboa faz ainda mais sentido! Desejamos ao Mathieu a melhor experiência de corrida em 2021, esperando refletir os nossos valores em termos de VELOCIDADE & RESISTÊNCIA”, afirma Carlos Martins.

Em 2021, Mathieu Martins regressa à Ligier European Series tendo como único objetivo o título JS2 R. Considerando os excelentes resultados de 2020, e certos de que este ano serão ainda melhores, a BMA Group irá também apoiar o Mathieu Martins na sua conquista pelo título e patrocinar o seu carro: Orhès Racing Ligier JS2 R.

“O meu treinador disse-me que é necessário um ano para aprender e um ano para ganhar. Assim, depois de um primeiro ano de aprendizagem, o meu objetivo é claro: continuar a aprender sobre a minha atividade e trabalhar rumo à vitória do campeonato na categoria Ligier JS2 R. Estou muito feliz por estar de volta à Orhès Racing. Eles ensinaram-me os básicos da condução. Conheço toda a gente na equipa, são como a minha segunda família. Mal posso esperar por começar esta segunda temporada com eles!”, afirma Mathieu Martins. Na BMA Group, também partilhamos esta confiança e estamos muito otimistas para acompanhar o fantástico percurso deste ano!

News Hi Lisboa

Mais Magia em Lisboa para todos os tipos de Escritório!

Não foram os tempos de pandemia que amedrontaram a BMA Group Paris em continuar a desenhar e construir espaços de trabalho mágicos de uma forma mágica, agora em Lisboa.
Após aproximadamente um ano de avaliação de mercado e preparação da empresa para garantir desde o primeiro dia a confiança que já é conhecida em Paris, uma cidade das maiores referências europeias no mercado de escritórios, onde conta já com 15 anos de experiência e mais de 4.000 projetos executados, a empresa abriu as suas portas em Portugal no final do mês de Dezembro!

“Estamos orgulhosos por apresentar a todos a BMA Group Lisboa principalmente num momento tão inesperado como este, revelador de uma forte ambição e crença no mercado dos Escritórios, em Lisboa!”, refere Hugo Braz, Managing Partner da empresa. “Na realidade, a pandemia acabou por reconfirmar a importância de existir na cidade uma empresa totalmente especialista em Design & Construção de Espaços de Escritórios. Como empreiteiro geral que domina toda a Cadeia de Desenvolvimento somos capazes de integrar todos os serviços para oferecer uma solução chave-na-mão.”

Atenta às mudanças e evolução dos métodos de trabalho nas empresas, a BMA Group está focada em encontrar as melhores soluções de acordo com as necessidades dos diferentes tipos de parceiros, ao preço certo. A empresa de capitais portugueses irá centrar a sua atuação no desenvolvimento das melhores soluções sustentáveis e inovadoras, nomeadamente em termos de Consultoria de Fit-Out, Estratégia para o Espaço de Trabalho, Planeamento de Espaços, Design de Interiores, Obras de Fit-Out e Soluções de Mobiliário.

Tendo superado a meta de 25 Mio € de Volume de Negócios em 2019, a ambição da BMA Group continua a ser o de fortalecer a satisfação dos seus clientes e das suas pessoas, solidificando as suas principais vantagens: Um Ponto de Contacto, Compreensão das Necessidades, Planeamento Preciso, Design Adequado, Orçamento Apropriado e Soluções Personalizadas.

“Desde o inquilino ao senhorio, queremos continuar a projetar e construir locais de trabalho mágicos de uma forma mágica, agora em Lisboa!”, refere Hugo Braz. “As expetativas não podiam ser mais positivas pois temos a oportunidade de ter já em curso 3 projetos, o que nos deixa a todos na empresa muito contentes.”

Para alguns Comunicados de Imprensa:

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A BMA Group Lisboa reforça a Equipa de Gestores de Projeto

O começo positivo em 2020 levou a operação de Lisboa a contar já com 3 projetos. De forma a assegurar a melhor gestão de projeto, a BMA Group Lisboa decidiu recrutar 2 novos Gestores de Projeto que serão responsáveis pela execução dos projetos.

Os dois com experiência relevante no mercado, especialmente em gestão de projetos com especialização em arquitetura, serão importantes para a BMA Group manter o bom caminho na entrega dos projetos. Tiago Pereira (34 anos) e Pedro Poças (39 anos) irão juntar-se à equipa em fevereiro.

2021 continua a ser um ano desafiante do ponto de vista sanitário, no entanto a BMA Group continua a investir em oferecer as melhores soluções ao mercado e a apostar nas necessidades do mercado de ter os melhores e mais mágicos espaços de escritório.

Bem-vindos Tiago & Pedro!

Focus PME, Entrevista da BMA Group

Com os nossos queridos convidados entrevistados por Vincent Touraine: 🎙️:

🌟, Micael Costa CEO da BMA Group Paris
🌟, Antoine Aranda CEO da ObjetRama
🌟, CEO Lionel Grotto oda Agence Choose Paris Region Ced, Cedric HELIAS Chief Operating Officer, FBD Group
🌟, Marc-Noël FAUVEL CEO da Skills4All – Spécialiste du elearning certifiant
🌟, Thierry KUNTZ CEO da ataWay – Management

E aqui estão os temas que sobressaíram: #amenagement #objet #iledefrance #cuisine #elearning #management
MEDIAS FRANCE Florence Bardin Elodie Kerdraon Maude MEGTERT Simon Lefevre Mélanie Cogné Clara Clément Thomas Varacher Valentin Legrand

Stephanie ASSOUMAN

Design & Build Workplace Magic
Design & Build

Fazer para os outros também faz parte do nosso ADN, BMA Group Publi-Editorial

« Fazer para os outros também faz parte do nosso ADN »

Fotografia de Capa: andar-modelo Themis – © BMA Group

Agilidade, acompanhamento, sob medida: três palavras-chave que incorporam o ADN da BMA Group, um dos principais especialistas em Design & Construção de espaços de escritório, em Île-de-France.

Dominando tanto no design como na execução, a BMA Group partilha a sua agenda entre financiadores e utilizadores. Uma entrevista a duas vozes com Micael Costa, cofundador, e António Moura, Diretor-Geral.

Como definir a filosofia da BMA Group?

Micael Costa : Pela agilidade, flexibilidade e maturidade. Originalmente, a BMA Group era dotada de um ADN puramente de empreiteiro geral. Depois, com o passar do tempo e com o decorrer dos projetos, o nosso posicionamento evoluiu em direção ao mercado de Design & Construção de espaços de escritório. Hoje, a BMA Group reivindica claramente esta marca de fábrica híbrida. De tal forma que por vezes nos encontramos a trabalhar para arquitetos apenas na gestão da obra. O nosso ADN é também fazer para os outros. A cultura de parceria e de trabalhar em conjunto faz parte dos nossos valores e do nosso ADN e assim ganhamos visibilidade e valor acrescentado.

Antonio Moura : Nós devemos demonstrar que nos incluímos em toda a escala da renovação de escritórios, com capacidade para gerir tanto pequenos processos de 100 m2 como projetos com mais de 10.000 m2, sempre com a mesma atenção e com a mesma exigência de qualidade/preço. Empreiteiro geral, mas também contratante geral e promotor, a BMA Group trabalha tanto com proprietários como com inquilinos, graças às suas três grandes áreas: arquitetura de interiores & design, obras & controlo e mobiliário & carpintaria sob medida.

Qual será o objetivo de 2020 para a BMA Group?

MC : Com 35 colaboradores em todos os domínios de conceção/realização e faturação de 26 M€, a BMA Group fará um bom ano 2020 apesar das consequências da crise sanitária. No final de fevereiro, já tínhamos agendado cerca de 60% das encomendas para 2020. A nossa ambição é de permanecer especialista com um tamanho coerente.

AM : Mantemo-nos de cabeça fria e sabemos que o acompanhamento dos nossos clientes – independentemente do seu tamanho – é a chave do nosso sucesso. 14 anos após a sua criação, a BMA Group pode decididamente afirmar que já foi atingida uma certa maturidade. Face a este período complexo que agora se inicia, a BMA Group está internamente preparada para fazer face aos desafios de amanhã.

Acabam de integrar a vossa própria fábrica na vossa oferta de serviços. Porquê e sobretudo por qual motivo?

MC : A integração da nossa própria fábrica localizada em Portugal constitui um tijolo suplementar ao acompanhamento dos nossos clientes e ao serviço sob medida. Isto também nos diferencia no nosso ambiente de negócio, visto que somos a única empresa a integrar internamente uma estrutura de mobiliário e carpintaria sob medida. Tal como o Fablab e o showroom, esta fábrica é também um laboratório da nossa reflexão sobre a matéria e os materiais, nomeadamente o Krion através de um acordo com um parceiro de dimensão internacional (comparável ao Corian), um material quente ao toque e semelhante à pedra natural com características particulares exclusivas: inexistência de poros, propriedades antibacterianas sem qualquer tipo de aditivo, durabilidade, resistência, dureza, facilidade de reparação, manutenção mínima e limpeza fácil.

AM : Com a fábrica de produção, podemos legitimamente dizer que a BMA Group fecha o ciclo. Isto permite-nos posicionar-nos no mobiliário e carpintaria sob medida, em linha com os novos métodos de trabalho atuais e o desejo de identidade forte nas novas renovações, mantendo sempre a preocupação da melhor qualidade ao melhor preço.

 BMA Group: um saber-fazer comprovado

Através das suas realizações, a BMA Group demonstra todo o seu conhecimento a nível de execução de obras ou de conceção e implementação de espaços de trabalho. Uma larga gama de competências ao serviço de proprietários, de inquilinos e de arquitetos.

Citizen (Bois-Colombes): objetivo reposicionamento
Sede da Coface (que saiu do espaço após renegociações de arrendamento) comprada pela JP Morgan foi objeto de um reposicionamento conduzido pela Kardham e pela B&C France, a quem foram adicionados os serviços da BMA Group no domínio da obra. Foram executadas obras tanto na superfície do escritório, como na requalificação dos espaços comuns (hall de entrada, cafeteria, …).

Eqwater (Issy-les-Moulineaux): missão revalorização
Repensar 5.000 m2 de escritório num imóvel propriedade da alemã Deka: foi esta a missão confiada à BMA Group em colaboração com Saguez & Partners na conceção arquitetural.

Themis (Paris 17e): rumo ao andar-modelo
A realização e conceção de andares-modelo é uma das especialidades históricas da BMA Group. Para este conjunto propriedade da seguradora AG2R La Mondiale, a BMA Group “atacou” um espaço de coworking num bairro novo, próximo do TGI Paris.

Sede da Colonna Group no edifício New Time (Neuilly-sur-Seine) conceção total: No coração de île de la Jatte, o imóvel New Time oferece espaços de escritório luminosos e funcionais no meio da natureza. Contratada pelo utilizador Colonna Group, a BMA Group conseguiu um mercado que engloba a conceção de espaços no quadro de um reposicionamento estratégico do cliente, o mobiliário e a carpintaria num ambiente tecnicamente constrangido, mas fascinante. Photo : © BMA Group
Mais sobre

BMA Group na Ligier European Series

A Ligier Automotive & European Le Mans Series lançaram em 2020 a Ligier European Series, uma nova e única série dedicada aos seus últimos carros, o Ligier JS P4, um protótipo de desporto com uma imagem futurista, e o Ligier JS2 R, um pequeno GT desenhado exclusivamente para correr.
A Ligier European Series ocorreu durante cinco rondas nos eventos da European Le Mans Series. Os principais de 2020 foram Le Castellet, Spa Heat, Monza e Portimão.

Cada evento era constituído por treino livre de 90 minutos, 2 sessões de qualificação de 15 minutos e 2 corridas de 1 hora. Quatro horas de condução divididas em dois dias, sextas e sábados. O máximo de uma experiência de corrida por um máximo de prazer.

Neste ano 2020, a BMA Group patrocinou o M Racing Car – número 86 e que grande posição! Mathieu Martins e M Racing terminaram em terceiro lugar no campeonato. Foi um resultado de época muito satisfatório, especialmente porque o carro patrocinado pela BMA Group ganhou a 1ª posição em 3 corridas e a 2ª posição em 2! Desta forma, a BMA Group ficou bastante contente com este resultado!

Várias inovações foram anunciadas para 2021, na última ronda da época em Portimão, pelo que a BMA Group ainda está a avaliar o seu apoio.

Design & Build Workplace Magic
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Post Covid

Layout dos escritórios pós-Covid: uma evolução… não uma revolução!

Opinião

Desde o primeiro confinamento, a previsão do mundo dos escritórios acredita que, depois da crise do Covid, “nada será como antes”.
Por António Moura, Diretor-Geral da BMA Group Paris

An announced revolution should be put into perspective since the current situation only accelerates trends that are already perceptible. More than ever, offices need to reflect the company, its values and DNA, mainly through their layout. This means they will have to integrate the new health dimension while respecting the essential drivers of cost and identity needs, now more than ever.

Uma anunciada revolução deve ser colocada em perspetiva, uma vez que a atual situação apenas vem acelerar tendências que já são visíveis. Mais do que nunca, os escritórios devem ser uma reflexão da empresa, dos seus valores e do seu ADN, principalmente através do layout. Isto significa que terão de integrar a nova dimensão da saúde, respeitando ao mesmo tempo os determinantes essenciais de custos e necessidades de identidade, agora mais do que nunca.

Distanciamento, reposicionamento e readaptação
Inicialmente, e no curto prazo, isto envolve a reorganização e o reajustamento daquilo que já existe, apesar da introdução do teletrabalho. Prevalecem três critérios: distanciamento, reposicionamento e readaptação do mobiliário atual e de soluções de divisão-proteção, tais como divisórias transparentes que permitirão assegurar a continuidade da comunicação.

De seguida, é necessário considerar a mudança mais profunda dos métodos de trabalho, que já foi iniciada e está agora a acelerar. O open space dos anos 2000, tão pouco apreciado, está a avançar em direção a uma nova configuração. Por exemplo, a introdução de armários em substituição dos pequenos móveis de arquivo, permitindo a separação dos colaboradores em grupos de dois ou quatro, a opção por elementos móveis que melhoram as condições acústicas ou a separação do open space por áreas comuns ou salas de reunião. Finalmente, a tendência dos compartimentos “para uma só pessoa”, distribuídos à volta do open space, servindo como salas de reunião privadas também está a crescer.

A noção de espaços fechados, que não são mais os escritórios individuais tradicionais, ainda tem o seu lugar nas configurações atuais. Pode ser uma questão de criar um espaço específico partilhado por determinado departamento, respeitando sempre o distanciamento com mobiliário específico.
Adicionalmente, novos métodos de trabalho têm-se vindo a desenvolver recentemente, tal como o escritório-flexível – um conceito que pode incluir diferentes formas. Nestas circunstâncias, o projetista propõe a desmaterialização do posto de trabalho, favorecendo os escritórios com diferentes formas de acomodação, de forma a evacuar a ansiedade que a ausência de um local fixo pode causar. Também podem ser criados espaços de trabalho “projeto”, onde os colaboradores podem ligar o seu computador autonomamente. Existe geralmente um espaço dinâmico que promove o convívio entre os colaboradores. No entanto, é de reforçar que o escritório-flexível requer um elevado suporte de gestão: é necessário explicar às equipas como funciona a nova configuração (qual o propósito dos diferentes espaços, como se deve trabalhar nos mesmos, com que conetividade…) de forma a assegurar os colaboradores que, apesar de perderem alguns dos seus indicadores, devem criar outros.

Multiusos graças ao digital

Por outro lado, a “partilha da secretária”, normalmente destinada à população nómada, permitirá a redução do número de posições para metade, resultando numa excelente gestão da rotação da equipa. O espaço livre poderá ser dedicado à socialização ou a locais isolados, onde os colaboradores poderão fazer chamadas de forma tranquila. Também nestas situações os armários substituem os pequenos móveis de arquivo.

Último elemento: a contribuição do digital, que já era uma tendência, é uma ferramenta essencial na gestão de recursos imobiliários (postos de trabalho, salas de reunião, espaços de convívio, parques de estacionamento, etc) e possibilita a otimização do uso dos espaços através de um sistema de reserva. O digital também favorece a multifuncionalidade dos espaços, por exemplo a cafeteria transforma-se numa sala de reunião informal, sendo a sala de reunião tradicional utilizada cada vez menos. De uma forma geral, o digital é uma ferramenta de maximização com a possibilidade de se instalarem sensores para verificar e gerir os colaboradores que estão fisicamente no escritório.

Em suma, a crise associada à pandemia Covid-19 está a mudar a vida do escritório de duas formas diferentes: em primeiro lugar, socialmente uma vez que é no escritório que os colaboradores vão recuperar a coesão pós-pandemia, em segundo lugar, economicamente devido às novas disposições que irão melhorar a eficiência e a produtividade, mantendo sempre em mente que a resposta standard deixou completamente de ser uma opção.

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