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Focus PME, BMA Group Interview

Focus PME, Entrevista da BMA Group

Com os nossos queridos convidados entrevistados por Vincent Touraine: 🎙️:

🌟, Micael Costa CEO da BMA Group Paris
🌟, Antoine Aranda CEO da ObjetRama
🌟, CEO Lionel Grotto oda Agence Choose Paris Region Ced, Cedric HELIAS Chief Operating Officer, FBD Group
🌟, Marc-Noël FAUVEL CEO da Skills4All – Spécialiste du elearning certifiant
🌟, Thierry KUNTZ CEO da ataWay – Management

E aqui estão os temas que sobressaíram: #amenagement #objet #iledefrance #cuisine #elearning #management
MEDIAS FRANCE Florence Bardin Elodie Kerdraon Maude MEGTERT Simon Lefevre Mélanie Cogné Clara Clément Thomas Varacher Valentin Legrand

Stephanie ASSOUMAN

Focus PME, BMA Group Interview
Focus PME, BMA Group Interview
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Fazer para os outros também faz parte do nosso ADN, BMA Group Publi-Editorial

« Fazer para os outros também faz parte do nosso ADN »

Fotografia de Capa: andar-modelo Themis – © BMA Group

Agilidade, acompanhamento, sob medida: três palavras-chave que incorporam o ADN da BMA Group, um dos principais especialistas em Design & Construção de espaços de escritório, em Île-de-France.

Dominando tanto no design como na execução, a BMA Group partilha a sua agenda entre financiadores e utilizadores. Uma entrevista a duas vozes com Micael Costa, cofundador, e António Moura, Diretor-Geral.

Como definir a filosofia da BMA Group?

Micael Costa : Pela agilidade, flexibilidade e maturidade. Originalmente, a BMA Group era dotada de um ADN puramente de empreiteiro geral. Depois, com o passar do tempo e com o decorrer dos projetos, o nosso posicionamento evoluiu em direção ao mercado de Design & Construção de espaços de escritório. Hoje, a BMA Group reivindica claramente esta marca de fábrica híbrida. De tal forma que por vezes nos encontramos a trabalhar para arquitetos apenas na gestão da obra. O nosso ADN é também fazer para os outros. A cultura de parceria e de trabalhar em conjunto faz parte dos nossos valores e do nosso ADN e assim ganhamos visibilidade e valor acrescentado.

Antonio Moura : Nós devemos demonstrar que nos incluímos em toda a escala da renovação de escritórios, com capacidade para gerir tanto pequenos processos de 100 m2 como projetos com mais de 10.000 m2, sempre com a mesma atenção e com a mesma exigência de qualidade/preço. Empreiteiro geral, mas também contratante geral e promotor, a BMA Group trabalha tanto com proprietários como com inquilinos, graças às suas três grandes áreas: arquitetura de interiores & design, obras & controlo e mobiliário & carpintaria sob medida.

Qual será o objetivo de 2020 para a BMA Group?

MC : Com 35 colaboradores em todos os domínios de conceção/realização e faturação de 26 M€, a BMA Group fará um bom ano 2020 apesar das consequências da crise sanitária. No final de fevereiro, já tínhamos agendado cerca de 60% das encomendas para 2020. A nossa ambição é de permanecer especialista com um tamanho coerente.

AM : Mantemo-nos de cabeça fria e sabemos que o acompanhamento dos nossos clientes – independentemente do seu tamanho – é a chave do nosso sucesso. 14 anos após a sua criação, a BMA Group pode decididamente afirmar que já foi atingida uma certa maturidade. Face a este período complexo que agora se inicia, a BMA Group está internamente preparada para fazer face aos desafios de amanhã.

Acabam de integrar a vossa própria fábrica na vossa oferta de serviços. Porquê e sobretudo por qual motivo?

MC : A integração da nossa própria fábrica localizada em Portugal constitui um tijolo suplementar ao acompanhamento dos nossos clientes e ao serviço sob medida. Isto também nos diferencia no nosso ambiente de negócio, visto que somos a única empresa a integrar internamente uma estrutura de mobiliário e carpintaria sob medida. Tal como o Fablab e o showroom, esta fábrica é também um laboratório da nossa reflexão sobre a matéria e os materiais, nomeadamente o Krion através de um acordo com um parceiro de dimensão internacional (comparável ao Corian), um material quente ao toque e semelhante à pedra natural com características particulares exclusivas: inexistência de poros, propriedades antibacterianas sem qualquer tipo de aditivo, durabilidade, resistência, dureza, facilidade de reparação, manutenção mínima e limpeza fácil.

AM : Com a fábrica de produção, podemos legitimamente dizer que a BMA Group fecha o ciclo. Isto permite-nos posicionar-nos no mobiliário e carpintaria sob medida, em linha com os novos métodos de trabalho atuais e o desejo de identidade forte nas novas renovações, mantendo sempre a preocupação da melhor qualidade ao melhor preço.

 BMA Group: um saber-fazer comprovado

Através das suas realizações, a BMA Group demonstra todo o seu conhecimento a nível de execução de obras ou de conceção e implementação de espaços de trabalho. Uma larga gama de competências ao serviço de proprietários, de inquilinos e de arquitetos.

Citizen (Bois-Colombes): objetivo reposicionamento
Sede da Coface (que saiu do espaço após renegociações de arrendamento) comprada pela JP Morgan foi objeto de um reposicionamento conduzido pela Kardham e pela B&C France, a quem foram adicionados os serviços da BMA Group no domínio da obra. Foram executadas obras tanto na superfície do escritório, como na requalificação dos espaços comuns (hall de entrada, cafeteria, …).

Eqwater (Issy-les-Moulineaux): missão revalorização
Repensar 5.000 m2 de escritório num imóvel propriedade da alemã Deka: foi esta a missão confiada à BMA Group em colaboração com Saguez & Partners na conceção arquitetural.

Themis (Paris 17e): rumo ao andar-modelo
A realização e conceção de andares-modelo é uma das especialidades históricas da BMA Group. Para este conjunto propriedade da seguradora AG2R La Mondiale, a BMA Group “atacou” um espaço de coworking num bairro novo, próximo do TGI Paris.

Sede da Colonna Group no edifício New Time (Neuilly-sur-Seine) conceção total: No coração de île de la Jatte, o imóvel New Time oferece espaços de escritório luminosos e funcionais no meio da natureza. Contratada pelo utilizador Colonna Group, a BMA Group conseguiu um mercado que engloba a conceção de espaços no quadro de um reposicionamento estratégico do cliente, o mobiliário e a carpintaria num ambiente tecnicamente constrangido, mas fascinante. Photo : © BMA Group
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Sports - BMA Group

BMA Group na Ligier European Series

A Ligier Automotive & European Le Mans Series lançaram em 2020 a Ligier European Series, uma nova e única série dedicada aos seus últimos carros, o Ligier JS P4, um protótipo de desporto com uma imagem futurista, e o Ligier JS2 R, um pequeno GT desenhado exclusivamente para correr.
A Ligier European Series ocorreu durante cinco rondas nos eventos da European Le Mans Series. Os principais de 2020 foram Le Castellet, Spa Heat, Monza e Portimão.

Cada evento era constituído por treino livre de 90 minutos, 2 sessões de qualificação de 15 minutos e 2 corridas de 1 hora. Quatro horas de condução divididas em dois dias, sextas e sábados. O máximo de uma experiência de corrida por um máximo de prazer.

Neste ano 2020, a BMA Group patrocinou o M Racing Car – número 86 e que grande posição! Mathieu Martins e M Racing terminaram em terceiro lugar no campeonato. Foi um resultado de época muito satisfatório, especialmente porque o carro patrocinado pela BMA Group ganhou a 1ª posição em 3 corridas e a 2ª posição em 2! Desta forma, a BMA Group ficou bastante contente com este resultado!

Várias inovações foram anunciadas para 2021, na última ronda da época em Portimão, pelo que a BMA Group ainda está a avaliar o seu apoio.

Race Design & Build Workplace Magic
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Ligier Design & Build Workplace Magic
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Post Covid

Layout dos escritórios pós-Covid: uma evolução… não uma revolução!

Opinião

Desde o primeiro confinamento, a previsão do mundo dos escritórios acredita que, depois da crise do Covid, “nada será como antes”.
Por António Moura, Diretor-Geral da BMA Group Paris

An announced revolution should be put into perspective since the current situation only accelerates trends that are already perceptible. More than ever, offices need to reflect the company, its values and DNA, mainly through their layout. This means they will have to integrate the new health dimension while respecting the essential drivers of cost and identity needs, now more than ever.

Uma anunciada revolução deve ser colocada em perspetiva, uma vez que a atual situação apenas vem acelerar tendências que já são visíveis. Mais do que nunca, os escritórios devem ser uma reflexão da empresa, dos seus valores e do seu ADN, principalmente através do layout. Isto significa que terão de integrar a nova dimensão da saúde, respeitando ao mesmo tempo os determinantes essenciais de custos e necessidades de identidade, agora mais do que nunca.

Distanciamento, reposicionamento e readaptação
Inicialmente, e no curto prazo, isto envolve a reorganização e o reajustamento daquilo que já existe, apesar da introdução do teletrabalho. Prevalecem três critérios: distanciamento, reposicionamento e readaptação do mobiliário atual e de soluções de divisão-proteção, tais como divisórias transparentes que permitirão assegurar a continuidade da comunicação.

De seguida, é necessário considerar a mudança mais profunda dos métodos de trabalho, que já foi iniciada e está agora a acelerar. O open space dos anos 2000, tão pouco apreciado, está a avançar em direção a uma nova configuração. Por exemplo, a introdução de armários em substituição dos pequenos móveis de arquivo, permitindo a separação dos colaboradores em grupos de dois ou quatro, a opção por elementos móveis que melhoram as condições acústicas ou a separação do open space por áreas comuns ou salas de reunião. Finalmente, a tendência dos compartimentos “para uma só pessoa”, distribuídos à volta do open space, servindo como salas de reunião privadas também está a crescer.

A noção de espaços fechados, que não são mais os escritórios individuais tradicionais, ainda tem o seu lugar nas configurações atuais. Pode ser uma questão de criar um espaço específico partilhado por determinado departamento, respeitando sempre o distanciamento com mobiliário específico.
Adicionalmente, novos métodos de trabalho têm-se vindo a desenvolver recentemente, tal como o escritório-flexível – um conceito que pode incluir diferentes formas. Nestas circunstâncias, o projetista propõe a desmaterialização do posto de trabalho, favorecendo os escritórios com diferentes formas de acomodação, de forma a evacuar a ansiedade que a ausência de um local fixo pode causar. Também podem ser criados espaços de trabalho “projeto”, onde os colaboradores podem ligar o seu computador autonomamente. Existe geralmente um espaço dinâmico que promove o convívio entre os colaboradores. No entanto, é de reforçar que o escritório-flexível requer um elevado suporte de gestão: é necessário explicar às equipas como funciona a nova configuração (qual o propósito dos diferentes espaços, como se deve trabalhar nos mesmos, com que conetividade…) de forma a assegurar os colaboradores que, apesar de perderem alguns dos seus indicadores, devem criar outros.

Multiusos graças ao digital

Por outro lado, a “partilha da secretária”, normalmente destinada à população nómada, permitirá a redução do número de posições para metade, resultando numa excelente gestão da rotação da equipa. O espaço livre poderá ser dedicado à socialização ou a locais isolados, onde os colaboradores poderão fazer chamadas de forma tranquila. Também nestas situações os armários substituem os pequenos móveis de arquivo.

Último elemento: a contribuição do digital, que já era uma tendência, é uma ferramenta essencial na gestão de recursos imobiliários (postos de trabalho, salas de reunião, espaços de convívio, parques de estacionamento, etc) e possibilita a otimização do uso dos espaços através de um sistema de reserva. O digital também favorece a multifuncionalidade dos espaços, por exemplo a cafeteria transforma-se numa sala de reunião informal, sendo a sala de reunião tradicional utilizada cada vez menos. De uma forma geral, o digital é uma ferramenta de maximização com a possibilidade de se instalarem sensores para verificar e gerir os colaboradores que estão fisicamente no escritório.

Em suma, a crise associada à pandemia Covid-19 está a mudar a vida do escritório de duas formas diferentes: em primeiro lugar, socialmente uma vez que é no escritório que os colaboradores vão recuperar a coesão pós-pandemia, em segundo lugar, economicamente devido às novas disposições que irão melhorar a eficiência e a produtividade, mantendo sempre em mente que a resposta standard deixou completamente de ser uma opção.

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